Repasse Informativo | Marcos Monteiro - Repasse Informativo Caxas-MA, O Blog do Marcos Monteiro.

Os arrependidos de Lula

‘Pais’ do Plano Real que fizeram o L durante a campanha tentam se distanciar do presidente eleito em carta aberta com alerta econômico

Em carta aberta publicada pela Folha de S.Paulo nesta quinta-feira (17), Arminio Fraga, Edmar Bacha e Pedro Malan, economistas que declararam voto em Lula, criticam as declarações do petista durante a COP27 que influenciaram negativamente o mercado.

Conhecidos como pais do Plano Real, os economistas apoiaram a eleição do petista por considerarem Jair Bolsonaro uma “ameaça à democracia”. Após Lula colocar as responsabilidades social e econômica em campos opostos — e entregar ao Congresso uma PEC que prevê aumento de gastos em fonte definida —, os economistas alertaram que “a alta do dólar e a queda da Bolsa não são produto da ação de um grupo de especuladores mal-intencionados”.

“A responsabilidade fiscal não é um obstáculo ao nobre anseio de responsabilidade social, para já ou o quanto antes”, diz a carta aberta, que destaca ainda que “o teto de gastos não tira dinheiro da educação, da saúde, da cultura, para pagar juros a banqueiros gananciosos”, ao contrário do que o presidente eleito disse.

“É preciso que não nos esqueçamos que dólar alto significa certo arrocho
salarial, causado pela inflação que vem a reboque. Sabemos disso há décadas.
Os sindicatos sabem”, diz a mensagem dos economistas.

Leia a íntegra aqui.

Com Informações: https://terrabrasilnoticias.com

Categoria: Notícias