O município foi destaque estadual levando todas as sete premiações de primeiro colocado no concurso
A cidade de Caxias, conseguiu um feito histórico, foi a grande campeã do Prêmio MPT na Escola, promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho, 16° Região -MA.
A premiação aconteceu no auditório do Tribunal em São Luís.
A disputa pela premiação aconteceu entre 7 escolas do estado do Maranhão, que é de grande relevância, haja vista, que visa combater o trabalho infantil. Um prêmio dessa magnitude e motivo de orgulho, para todos, seja do estado, das cidades, para a educação e para a família, como relatou Wysclay Fernandes, pai de Wycaro Oliveira.
“Esse prêmio é importante por tudo que representa, e sinto orgulho, do meu filho Wycaro Oliveira Fernandes, ter conseguido êxito, e vencer na etapa desenho.” Destacou o pai.
Wycaro Fernandes Oliveira da UIM Magnólia Herminia, em seu trabalho, destacou a ideia do desenho.
“A minha inspiração era mostrar a diferença entre brincar e trabalhar, enquanto somos criança, fiz uma linha divisória, onde mostrei os dois lados, um a tristeza da criança que trabalha e o outro a alegria da criança que brinca” , destacou Wykaro (aluno).
A Secretaria de Educação na de Caxias, mostrou preocupação e envolvimento nessa causa de muita significância, como falou a Coordenadora de Projetos do MTP na Escola, Delcy Silva.
“Os prêmios que conseguidos foram por conta da colaboração das coordenações da Semect, do envolvimento das pessoas do Plantão Sócio-educacional, a percepção e engajamento da secretária de Educação o envolvimento das escolas e todos, visando uma só causa, combater o trabalho infantil”, destacou Delcy Silva.
“O referido prêmio visa conter e extinguir o trabalho infantil no Brasil que tem revelado uma triste realidade do trabalho infantil, e que deve ser combatida com veemência, para assim, e a cidade de Caxias está de parabéns por todas às conquistas, e por enfrentar e, combater, e sobretudo transformar essa realidade que acontece em várias cidades do nosso país.” Falou a responsável pelo Projeto MTP no Estado, dra. Virgínia de Azevedo.
do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho, dra. Virgínia de Azevedo falou das conquista da cidade de Caxias.
O encontro promovido pelo Ministério Público do Trabalho, realizou palestra com o Promotor de Justiça Dr. Márcio Tadeu, Combate ao Trabalho Infantil (MPMA).”
A secretária de Educação de Caxias, professora Ana Célia Damasceno, ressaltou as conquista da cidade de Caxias e falou sobre as ferramentas de combate ao trabalho infantil.
“Caxias levou todos os primeiros lugares do prêmio, em todas as categorias, e isso para nós e motivo de honra, e orgulho para nossos professores e gestores, e se dá pela participação direta de um gestor preocupado com a educação, como é o prefeito Fábio Gentil. Percebemos que nossos alunos tem uma visão holística, tem a percepção de combate ao trabalho infantil,” pontuou Ana Célia Damasceno.
A disputa pelos prêmios teve quatro categorias, na qual Caxias, concorreu e obteve êxito em todas elas.
ALUNOS VENCEDORES
1- Categoria Conto.
Vencedores:
Aluna>Williane Georgia Silva Santos.
Escola: UIM Márcia Marinho
Aluna-> Rainara Luzia Costa
Escola: UIM São Raimundo (Campo)
2- Categoria Desenho. Vendedores:
Aluno-> Wikaro de Oliveira Fernandes.
Escola: UIM Profa. Magnólia Hermínia Araújo
Aluno-> Raimundo Bezerra de Morais.
Escola: UIM Gentil Frazão.
3- Categoria Música. Vencedores:
Aluno-> Luiz Guilherme Anunciação de Moura.
Escola: UEM São José. (Caxias-Ma.)
Alunos-> Fernando Pereira, Heitor da Silva Araújo e Isac Leonardo Cantanhede – (São José de Ribamar.)
4- Categoria Poesia.
Vencedores:
Aluna-> Kamilly Dayea da Silva Sousa.
Escola: UIM Márcia Marinho.
Aluno-> Maithan de Carvalho Oliveira.
Escola: UIM Filomena Machado Teixeira.
Cada aluno ganhou um tablete.
ESCOLAS PREMIADAS
UIM Márcia Marinho
UIM São Raimundo (Escola campo)
UEM São José
UIM Profa. Magnólia Hermínia
UIM Gentil Frazão (Escola Campo)
UIM Filomena Machado Teixeira.
Caxias segue agora com a pretensão de concorrer na disputa nacional, vamos aguardar.
Categoria: Notícias