Imagem reprodução
Por: Pedro Barros
O título sugere que nos voltemos para a Arte da Guerra, livro produzido por SUN TZU, no Século IV, a.C.
Esse livro, surpreendentemente, ainda hoje é utilizado nas estratégias de guerra; ora na Comunicação, na área Empresarial/Comercial e na área Política.
No Maranhão em especial, Flávio Dino vem traçando essas estratégias de forma catedrática, haja vista seu conhecimento e assento na Cátedra maior do Estado.
É certo que, os Partidos políticos têm lhe auxiliado, deveras, nessa “luta”!…Mas, há “um algo mais” que a ele, lhe parece favorecer enormemente na construção de suas estratégias eleitorais; que seriam os fatores: Segredo, Dissimulação e Surpresa, nítidos em sua frente de batalha, por ter como aliados seu favorito Calos Brandão, Weverton Rocha e outras lideranças partidárias!…
O primeiro é seu candidato preferido, o plano A, e o segundo seu plano B.
Pode-se afirmar isso porque, todas as forças, política partidárias estão agregadas a essas duas candidaturas; — em todos os municípios maranhenses!…, ou seja, com ou sem Lula junto ao seu projeto, o resultado das eleições vindouras, para governador, tendem a ser favoráveis ao Sistema empoderado!
Portanto, o Segredo seria esse: nada mais do que uma Dissimulação, que busca resultados positivos para o grupo político do Sr. Governador.
Agora, quanto à sua surpresa, poder-se-ía considerar duas situações; a primeira seria um dos seus candidatos ser eleito num eventual segundo turno das eleições. Portanto, nem tanto surpresa; estaria mais para uma estratégia de guerra!…
A verdadeira surpresa, no entanto, estaria na chegada de Lahésio Bonfim no segundo turno das eleições; surpresa e tanto!…
Sim, porque num eventual segundo turno, o Sr. Governador enfrentaria uma batalha bem maior, desta feita aparelhada pela oposição, junto com os eventuais conspiradores e dissidentes; que teriam sido rejeitados em seus projetos no primeiro turno.
Dissidentes de peso; diga-se, a bem da verdade, porque se trata de lideranças renomadas e de elevado peso eleitoral como: Josimar de Maranhãozinho, Edivaldo Holanda Jr. e Roberto Rocha!
Conclusão: o Sr. Governador tem por objetivos;
1 – Ser eleito Senador da República com os votos das suas duas frentes de batalha: Carlos Brandão e Weverton Rocha; mas,…poderá estar aí, a grande surpresa: poderá perder sua eleição ao Senado da República;
II – E por fim, eleger um dos dois candidatos ao governo do Estado!…
Porém, falta-lhe, ainda, combinar com o povo, que se constitui na outra frente de batalha; esse, por sua vez, já dá sinais de que deseja alinhar-se com uma candidatura que pretenda combater a sede e fome por justiça social.
Te cuida Flávio Dino, pois está chegando a hora da onça beber água!…
Categoria: Notícias