Através de decreto, o Governo do Maranhã confirmou os três dias de ponto facultativo para o carnaval do próximo ano. Ao contrário do que foi feito este ano, quando o governo cancelou os pontos facultativos período carnavalesco devido a pandemia.

A medida foi editada pelo secretário Diego Galdino, da Casa Civil. No documento, os dias 28 de fevereiro (segunda-feira), 1 de março (terça-feira) e 2 de março (quarta-feira), serão ponto facultativos no Maranhão. Com isso, toda administração pública a nível estadual e municipal, será decretado ponto facultativo nos referidos dias.

Além da confirmação dos pontos facultativos, o Governo do Maranhão já credencia atrações culturais, como cantores, grupos, bandas e manifestações carnavalescas para se apresentem eventos no próximo ano. Segundo o governo, a realização das festas carnavalescas 2022, ainda está em avaliação pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma), mas o edital credenciará grupos e artistas consagrados pela crítica especializada ou pela opinião pública, para compor a programação oficial do Pré-Carnaval, Carnaval do Maranhão e demais eventos realizados durante o ano.

Apesar da redução dos números de casos e óbito da Covid-19, a Organização Mundial da Saúde (OMS) fez um alerta, afirmando que o mundo está entrado na quarta onda da pandemia.

A avaliação foi feita pela diretora-geral adjunta de acesso a medicamentos e produtos farmacêuticos, a brasileira Mariângela Simão.

“Me preocupa quando vejo no Brasil a discussão sobre o Carnaval. É uma condição extremamente propícia para aumento da transmissão comunitária. Precisamos planejar as ações para 2022”, alertou.

Além do alerta da OMS, existe uma projeção do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar Ação Covid-19, onde afirma que o Brasil pode ter nova onda de covid entre abril e setembro do próximo ano. Segundo a projeção, foi levado em conta a queda da imunidade vacinal ao longo do tempo.

Mesmo diante dos alertas e estudos onde afirmam que a pandemia ainda é um risco eminente, onde será arriscado o relaxamento das medias de sanitárias, o governador Flávio Dino (PSB) vai na contramão disso, liberando o não uso da máscara e fazendo projeções de festas para o início do ano.

Em nota, a Secretaria de Estado da Cultura (Secma) informa que, até o presente momento, não há uma decisão definitiva sobre a realização do Carnaval 2022 no Maranhão. Em momento algum foi confirmado ou cancelado o evento. A execução ou não do Carnaval no estado depende do status da pandemia da Covid-19 e do aval das autoridades sanitárias competentes.  
Em contrapartida, de credenciamento para atrações carnavalescas, que poderão compor a programação oficial do Pré-Carnaval, Carnaval do Maranhão e demais eventos realizados ou apoiados pela Secma, o referido edital garante a possibilidade de contratações dos artistas credenciados não apenas para o período carnavalesco, mas ao longo de todo o ano de 2022, conforme a necessidade da Administração Pública.

Com Informações: https://folhadomaranhao.com