Roseana lidera pesquisa, seguida por Weverton,.seis pontos atrás; Edivaldo, Brandão, Roberto Rocha e Josimar de Maranhãozinho aparecem bem atrás
Pesquisa realizada pelo instituto Escutec divulgada neste sábado (2) pelo jornal O Estado do Maranhão aponta a ex-governadora Roseana Sarney (MDB) em primeiro lugar em intenção de votos na eleição para o governo do Maranhão em 2022. Mesmo não tendo definido ainda se concorrerá à sucessão estadual, a emedebista aparece seis pontos percentuais à frente do senador Weverton Rocha (PDT), que à meses está em pré-campanha na corrida ao Palácio dos Leões.
De acordo com o levantamento, Roseana lidera a disputa nos três cenários estimulados avaliados pela pesquisa. No primeiro, em que são apresentados nove nomes, ela lidera com 26% de intenção de votos, seguida por Weverton Rocha, com 20%. Em seguida vêm o ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PSD), com 12%, e o vice-governador, Carlos Brandão, com 10%.
Esse cenário inclui, ainda, o senador Roberto Rocha (sem partido), preferido por 9% dos entrevistados; o prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (sem partido), que aparece com 5%; o secretário de Estado da Indústria,.Comércio e Energia, Simplício Araújo, com 4%; o deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PL), com 3%; e o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, com 2%.
Espontâneo
No cenário espontâneo para governador, no qual o eleitor é responde em quem votará sem que lhe sejam apresentados nomes, um aspecto se sobressaiu: o número elevado de indecisos, nada menos do que 55% dos entrevistados. O fato de mais da metade dos entrevistados ter dito não saber ou não respondeu em quem votará para governador ano que vem indica que o pleito está indefinido e que qualquer decisão tomada com base em prognóstico apresentado agora pode ser precipitada.
Nessa variante da pesquisa, a resposta predominante foi “nenhum dos candidatos”, que somou 11%. Entre os entrevistados que declararam voto, 9% optaram por Roseana Sarney, 5% escolheram Weverton Rocha, 4% disseram que votarão em Edivaldo Júnior. Igual percentual obteve Lahesio Bonfim, seguido por Carlos Brandão e Roberto Rocha, empatados com 3%; por Josimar de Maranhãozinho e Flávio Dino, com 2%. Simplício Araújo foi citado e Felipe Camarão atingiram 1% na espontânea.
A pesquisa Escutec, a terceira realizada em parceria com o jornal O Estado, 1,4 mil eleitores entre os dias 23 e 30 de setembro. O intervalo de confiança é de 90% e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Com Informações: https://www.blogsoestado.com
Categoria: Notícias