Repasse Informativo | Marcos Monteiro - Repasse Informativo Caxas-MA, O Blog do Marcos Monteiro.

SAÚDE BRASIL: Fiocruz identifica anticorpos contra coronavírus em cão e gato no RJ

Um estudo divulgado pela Fiocruz descobriu anticorpos contra o novo coronavírus em um gato e um cão de rua no Rio de Janeiro, ou seja, os animais foram expostos ao vírus Sars – CoV -2 e desenvolveram resposta imune ao vírus.

A pesquisa brasileira foi publicada na revista científica internacional Plos One e realizada pelos Laboratórios de Imunologia Viral, de Mosquitos Transmissores de Hematozoários, de Morfologia e Morfogênese Viral e de Vírus Respiratórios e do Sarampo do IOC.

O estudo foi feito em parceria com a Universidade Texas A&M, nos Estados Unidos, e a Clínica Veterinária Animal Help, no Rio de Janeiro.

A transmissão

Já existem evidências de alguns estudos internacionais que constataram anticorpos contra o novo coronavírus em animais em outras partes do mundo. Eles sugerem que a transmissão de humanos para animais é possível.

Entretanto, segundo os cientistas, não há evidências científicas de que os bichinhos possam passar a doença pra a gente.

A pesquisa

Fiocruz informou que os anticorpos neutralizantes específicos para Sars-CoV-2 foram detectados no soro dos animais de rua.

As amostras foram analisadas por meio de uma metodologia de ensaio sorológico altamente específica, conhecida como PRNT90.

Ao todo, foram analisadas amostras de 96 animais, sendo 49 gatos e 47 cachorros, somente na capital fluminense, entre junho e agosto de 2020.

A análise foi feita em animais de estimação – que viviam em casas com e sem registros de casos de Covid-19 – e também com animais de rua recém-acolhidos por ONGs.

Por Monique de Carvalho, da redação do Só Notícia Boa. – Com informações de Olhar Digital.

Categoria: Notícias