Repasse Informativo | Marcos Monteiro - Repasse Informativo Caxas-MA, O Blog do Marcos Monteiro.

ACONTECEU EM CAXIAS: Grupo empresarial implode histórica caixa d’água cilíndrica em Caxias…

A caixa d’água construída ainda em fins de 60 do século passado, para abastecer a empresa A. Silva Óleo Vegetal, do saudoso e visionário comendador Alderico Silva, foi posta abaixo, ontem à noite.

História

A caixa-torre era um símbolo da história da indústria caxiense. O complexo industrial pensado por Alderico Silva, o ‘Seu Dá’, então popularmente denominado apenas de ‘Refinaria’, foi inaugurado em 1972, com um grande show da cantora Clara Nunes.

Formato cilíndrico

Era a mais alta caixa d’água em formato cilíndrico da região. Uma bela construção arquitetônica, uma verdadeira torre emoldurando o céu do leste maranhense.

Destruição do patrimônio

Pior que Caxias assistiu inerte à destruição de mais esse patrimônio histórico. Tudo em nome do progresso. Atualmente, na área da antiga indústria foi instalada uma filial do bilionário grupo Mateus.

Supermercado Mateus

Mas, segundo informação repassada ao editor do site, agora há pouco, a área onde ficava a torre estaria fora do perímetro do Supermercado Mateus e pertenceria ao grupo empresarial Horizonte, de Fortaleza (CE)… Não custava nada preservar a caixa d’água, mas o grupo Horizonte decidiu implodi-la, jogando-a definitivamente ao chão.

O vazio

Do lamento irreversível da implosão da caixa d água, atirada ao chão pela mão do homem, restou o vazio no lugar e na mente do cidadão caxiense.

Tempo áureo

 De agora em diante, quem passar por ali ou visitar o local sentirá a incômoda sensação de que falta algo no ar, na paisagem: a velha caixa d’água da ‘Refinaria’, que por dezenas de anos simbolizou o tempo áureo da indústria na nossa Princesa do Sertão.

Destruição do ícone

Não se sabe o que levou à destruição desse ícone histórico da economia pulsante do século XX nesta região, quais motivos justificariam a derrubada da estrutura que compunha o imaginário popular de Caxias.

Vídeo

Veja o vídeo abaixo para nunca mais esquecer como se mata a história, o patrimônio e a memória de uma cidade nas caladas da noite…

Com Informações: https://jotoniovianna.com.br

Categoria: Sem categoria

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.