Repasse Informativo | Marcos Monteiro - Repasse Informativo Caxas-MA, O Blog do Marcos Monteiro.

Brejo de São Felix: uma comunidade escondida no tempo

O povoado Brejo de São Felix, município de Parnarama- MA, promove todos os anos um agenda festiva, no mês de novembro, com programação cultural envolvendo os moradores de toda a região.

Ali é um dos poucos locais no país onde resiste a comunidade Quilombola com seus costumes tradicionais e sua cultura afro-brasileira, cuja localidade se confunde com a idade presumida desse “Pé de Tamarindo” de cerca de duzentos anos (foto).

Os frutos desta árvore servem como fonte de renda para algumas famílias locais e contribuíram até para a arrecadação de recursos na edificação da igreja construída em frente ao frondoso e bicentenário Tamarineiro.

Antes mesmo de surgir a atual sede do município Brejo de São Felix já existia, cujo povo era conhecido como “os Negros do Brejo”.

Naquela localidade você encontra em meio a pedras, sangue e suor, vestígios de um Brasil-Colônia que jamais sairão das amarras da história pela valentia e a coragem de sua gente humilde e trabalhadora. Dia 20 de novembro será realizada mais uma comemoração naquela localidade com muita festa e fartura.

TEXTO E FOTOS: Alberto Pessoa

Categoria: Notícias