Repasse Informativo | Marcos Monteiro - Repasse Informativo Caxas-MA, O Blog do Marcos Monteiro.

O Sol do Nordeste

Alberto Pessoa

A homenagem de hoje vai para o meu tio poeta, compositor de musica erudita Osires do Nordeste (in memória), nome artística de Guilherme Pessoa Cabral, natural de Timon-MA. Pela sua relevante contribuição artística/musical na capital cearense, Fortaleza foi imortalizado (1994), com o nome de rua “Rua Maestro Asires do Nordeste”, localizada no Conjunto Metropolitano Governador Ciro Gomes, Caucaia, região metropolitana da Grande Fortaleza.
Guilherme Pessoa Cabral é filho de Raimundo Pessoa da Silva, proprietário rural na localidade Irajá, Timon.
Ainda jovem seguiu para Fortaleza onde constituiu família e exercitou seus dotes artísticos e musicais. Foi professor de música, piano e pela sua desenvoltura e produção tornou-se membro da Academia Internacional de Ciências, Artes e Letras da Itália e do Centro de Culturas Latino Americano da Universidade de Moscou. Foi o primeiro colocado no Concurso Internacional de Música Clássica de Varsóvia-Polônia.
E autor de dezenas de hinos para o Exercito Brasileiro. A Câmara Municipal de Timon também homenageou o compositor com uma fotografia exposta na Galeria dos Notáveis.

Carro de Boi

Osires do Nordeste

Corre o carro entre as sombras vesperais
Puxado pelos bois, a passos lentos e afina o canto, com o gemer do vento
Que açoita as ondas dos Canaviais.
Na penumbra das tardes hibernais, as rodas, no caminho lamacento cavam dois sulcos como o sofrimento faz na face dos míseros mortais.
São também nossas vidas duas linhas que seguem paralelas e sozinhas enquanto eu não me for e tu te fores.
E tal carro de bois, tardo, gemente, deixando iremos paralelamente às pegadas dos nossos dissabores.

Categoria: Notícias