Repasse Informativo | Marcos Monteiro - Repasse Informativo Caxas-MA, O Blog do Marcos Monteiro.

Caxias em Destaque: “A importância de Caxias no cenário nacional” será tema de palestra do 5º Encontro da Velha Guarda Caxiense que inicia hoje

Inicia hoje, quinta-feira, 25, em Caxias (MA), o 5oEncontro da Velha Guarda Caxiense.  Serão três dias de intensa programação, com atividades culturais e de lazer. O evento terá abertura às 18h, na Catedral de Nossa Senhora dos Remédios, com a benção em ação de graças.

Às 16h30h de sexta-feira, 26, na sede do Instituto Histórico e Geográfico de Caxias (IHGC), na antiga Estação Ferroviária, haverá exposição de objetos antigos e fotografias da cidade, coordenada pelo arquiteto Ezíquio Baros Neto, membro da Academia Caxiense de Letras (ACL) e do IHGC. Bem como ainda o lançamento de obras literárias, com “A FADINHA QUE QUERIA CANTAR FADO”, da escritora caxiense Edna Salazar, residente em Brasília, e, “DO INCONTIDO ORGULHO DE SER CAXIENSE”, do jornalista Edmilson Sanches.

Jornalista Edmilson Sanches vai proferir palestra

Para ministrar a palestra, a Velha Guarda convidou o jornalista, administrador e pesquisador caxiense Edmilson Sanches, que é autor de dezenas de livros nas áreas de Administração, Comunicação, Desenvolvimento, Literatura e História, entre os quais obras sobre Caxias. Sanches, que é membro e diretor do IHGC, tem sido nos últimos anos um dos mais pesquisadores com maior número de revelações acerca da contribuição de filhos de Caxias para a História, a Cultura e outros aspectos da vida do Brasil.

  E a ideia por trás da palestra é exatamente essa: apresentar caxienses que, sobretudo nos séculos 19 e 20, foram autores de contribuições, iniciadores de movimentos, pioneiros na realização de atividades até então inexistentes no País. Segundo Sanches, “a contribuição, grande e positiva, de caxienses para a formação, fixação e ampliação da Identidade Brasileira é tão relevante que causa estranheza o fato de a imensa maioria desses caxienses ou de suas contribuições ao Brasil ainda serem desconhecidas ou não terem sido adequadamente apropriadas e corretamente exploradas até mesmo como poderoso item de desenvolvimento, naquilo que se convencionou chamar de Economia da Cultura”. Para Sanches, “o passado de Caxias é o presente de mais futuro; basta saber como trabalhar esse legado de talento, de esforço, de realizações e de honestidade de propósitos deixado por nossos conterrâneos de dois séculos atrás”.

Antes da palestra, Edmilson Sanches fará o lançamento de seu mais novo livro, a edição revista, atualizada e sensivelmente aumentada de sua obra “DO INCONTIDO ORGULHO DE SER CAXIENSE”, que terminou de ser impressa nesta quinta-feira, pela Estampa Editora, de Imperatriz. O livro, agora ricamente ilustrado e totalmente em cores, sai em formato grande, de 21 cm X 29,5 cm, costurado, com mais de 150 páginas em papel pólen. Um esforço especial foi feito pela Editora e por Sanches nos últimos dias, a fim de que o livro pudesse ser lançado nesta sexta-feira.

Com Informações: http://portalsinalverde.com/

Categoria: Sem categoria

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.