Repasse Informativo | Marcos Monteiro - Repasse Informativo Caxas-MA, O Blog do Marcos Monteiro.

LUTO EM CAXIAS: Caxias perde duas grandes personalidades este sábado: Professora Valquíria Araújo e o Engenheiro Pirosky.

 

Valquíria Araújo, com sua neta Aline Valquíria

 

Veja as duas matérias sobre as percas

Morre em Caxias, aos 76 anos, a ex-secretária de Educação Valquíria Araújo

A professora Valquíria Araújo Fernandes de Oliveira faleceu por volta das 10h30 deste sábado (08) no Hospital São Marcos, em Teresina (PI), onde estava internada havia uma semana, devido a complicações pós-cirúrgicas para desobstrução intestinal, agravadas pelo diabetes. Ela era viúva e tinha 76 anos – completados ontem. 

Valquíria Araújo foi uma das primeiras professoras do Centro de Estudos Superiores de Caxias, o campus avançada da Universidade Estadual do Maranhão (Cesc/Uema). Pessoa muito querida pela comunidade, ela era membro do Instituto Histórico e Geográfico de Caxias (IHGC) e da Academia Sertaneja de Letras, Educação e Artes do Maranhão (Asleama). Também foi destacada secretária municipal da Educação, bem como da Cultura, deixando assim um importante legado para Caxias.

A professora Valquíria Fernandes Araújo deixa uma filha, um genro (que ela amava como um filho) e três netos.

O corpo será velado na rua Anísio Vieira Chaves, 300, no Centro, e o sepultamento será às 17h deste domingo (09), no cemitério dos Remédios, em Caxias (MA).

O outro caso

  José Antonio Maranhão Piorsky *02/01/1946 + 09/062019

Caxias também perdeu o  engenheiro civil Piorsky um dos profissionais mais respeitados da cidade, ele foi um dos engenheiros responsáveis pelas obras do Conjunto do Ipem e também do Mirante da Balaiada 

O engº civil José Antonio Maranhão Piorsky morreu na madrugada deste sábado (08), aos 73 anos, no Hospital Macroregional de Caxias. Natural de Codó, ele era formado em Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Maranhão. 

Internado na unidade para tratar de problemas renais e hepáticos, ele acabou não resistindo e veio a falecer. 

Entre suas grandes contribuições para a cidade estão o Conjunto do Ipem e o Mirante da Balaiada, esta ultima virou cartão postal e um dos principais pontos turísticos de Caxias.

Ele também foi diretor do DER e do SAAE/Caxias na administração do ex-prefeito Humberto Coutinho.   

O corpo do engenheiro Piorsky está sendo velado na residencia da senhora Francisquinha (sua ex-sogra) localizada na Avenida Independência, nº 1478, bairro Ponte e o sepultamento ocorrerá às 17h no Cemitério São José, na Trizidela.  

O Blog envia os mais sinceros votos de pesar aos familiares das  famílias enlutadas.  

Com Informações: Blog do Ricardo Marques eBlog Irmão Inaldo

Categoria: Sem categoria

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.