Repasse Informativo | Marcos Monteiro - Repasse Informativo Caxas-MA, O Blog do Marcos Monteiro.

EDUCAÇÃO: Governo apresenta propostas à pauta de reivindicações dos professores estaduais

Direção da Seduc reunida com direção do Sinproesemma sobre pauta de reivindicações (Foto: Lauro Vasconcelos)

O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, e o subsecretário Danilo Moreira, se reuniriam, nesta segunda-feira (13), com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma). A reunião contou com a presença de membros, da capital e do interior do estado, da Diretoria Executiva do sindicato.

Na oportunidade, o secretário Felipe Camarão entregou à diretoria do sindicato um documento formal com 13 propostas do governo com base na pauta da categoria para 2019. Alguns desses itens já estão em andamento, como por exemplo: a implantação do Curso de Tecnólogo superior em Processos Escolares para funcionário de escola; a implantação da formação continuada, em todas as áreas, como política permanente na rede estadual de ensino; a garantia de condições dignas de trabalho com melhorias na estrutura material e física das unidades escolares; celeridade na emissão das portarias dos servidores que já preenchem os requisitos para aposentadoria e a garantia de condições dignas de trabalho com melhorias na estrutura material e física das unidades escolares.

Neste último ponto, vale lembrar que, atualmente, 72 obras de requalificação dos espaços escolares estão em andamento e em fase de conclusão. Além disso, cerca de 900 obras entre construção, reconstrução e revitalização de equipamentos educacionais já foram executadas nos quatro primeiros anos da atual gestão.

Secretário Felipe Camarão entrega documento formalizando propostas para educação ao Sinproesemma (Foto: Lauro Vasconcelos)

Outro item importante que consta no documento apresentado pelo governo é a garantia da unificação de duas matrículas de acordo com o interesse do professor e o arquivamento dos processos por acúmulo de matrícula, em andamento.

“Dos 28 pontos da campanha salarial do sindicato, apresentamos a proposta para 13 itens que representam ganhos significativos para a categoria. Inclusive uma das bandeiras de luta do sindicato, que é a unificação de matrículas. E mais, garantimos a abertura para continuar dialogando sobre os demais pontos que não foram atendidos hoje. Avançamos muito, e agora, de uma forma democrática e republicana, esperamos uma deliberação soberana da categoria. Mas, temos convicção de que estamos em um bom caminho, que é o do diálogo franco, transparente, honesto e aberto. Diante dessa situação que o Brasil vive, e o Maranhão não está fora, mostramos mais uma vez que temos condições de avançar no nosso estado. A mesa de diálogo é permanente e avançaremos ainda mais”, destacou Felipe Camarão.

Para a direção do sindicato, a reunião foi importante porque formaliza a proposta do governo trazendo pontos importantes que serão analisados pela categoria.

“Essa contraproposta será submetida à avaliação da direção do sindicato e, em seguida, levaremos à categoria como um todo. Vale pontuar que aqui tem um entendimento do sindicato e da Seduc no sentido de ter essa mesa permanente de negociação, no tocante aos pontos de impactos financeiros. Mas, já tendo de imediato o atendimento de outros pontos que são muito importantes, como unificação de matrícula, formação continuada, emissão das portarias de aposentadoria, segurança nas escolas, enfim, pontos que discutimos e amadurecemos e levaremos agora para a análise da categoria. Do ponto de vista do que pode ser atendido agora, representa avanço porque enxugamos uma boa parte da pauta”, destacou Raimundo Oliveira, presidente do Sinproesemma.

Com Informações: http://www.ma.gov.br/

Categoria: Notícias