Repasse Informativo | Marcos Monteiro - Repasse Informativo Caxas-MA, O Blog do Marcos Monteiro.

CAXIAS EM DETALHES: Intercâmbio virtual une estudantes entre escolas de Caxias e Santa Catarina

Projeto de intercâmbio virtual faz interação entre estudantes de Caxias (MA) e da cidade de Brusque, em Santa Cantarina (SC), nesta sexta-feira (31.05). O município maranhense foi escolhido pela sua relevância histórica e literária. Essa  etapa do projeto será no horário da tarde, entre às16h30 e 17h15.

A iniciativa é do professor  Alcino Mulle, da Escola de Educação Básica Feliciano Pires, daquela cidade catarinense, que leciona a disciplina de Língua Portuguesa e Literatura e está coordenando o projeto “A Tecnologia a serviço da Educação”. E terá em Caxias, a participação de estudantes da Unidade Integrada Inácio Passarinho, da rede pública estadual de ensino, bem como de professores intermediadores.

“O projeto ‘Intercâmbio Virtual’  surgi para dar oportunidade  aos estudantes  se conectarem com os de outras cidades e promover uma troca de informações relevantes aos estudos. Uma forma de aliar a tecnologia à sala de aula. Visa à interdisciplinaridade, principalmente entre  Língua Portuguesa e Literatura, História e Artes”, destaca Muller.

Conforme as diretrizes do projeto, o mesmo está baseado em estudos que apontam uma carga horária altíssima dos estudantes ligados nas redes sociais. Pois, os jovens ficam em média  6 horas por dia  nas redes e um pouco dessas horas poderão ser usadas para fins estritamente  pedagógicos.

“O ‘Intercâmbio Virtual’ tem como objetivos criar um espaço pedagógico na relação do aluno com a tecnologia; incentivar a busca de saberes oriundos de culturas diferentes e promover aulas diferenciadas. Bem como ainda mostrar que o uso celular pode fazer parte do processo ensino-aprendizagem”, enfatiza  o professor caxiense Givaldo Quinzeiro, que vai estar também intermediando esta etapa de intercâmbio, que vai ocorrer nesta sexta-feira.

Nesse primeiro momento, haverá a conexão de duas turmas de 2o ano do Ensino Médio, para a troca de informações sobre: cultura, história e culinária, dentre outros assuntos. Essas trocas serão feitas via um grupo no aplicativo do WhatsApp, que reunirá as duas turmas com seus respectivos professores de Língua Portuguesa e Literatura.  E, na escola Inácio Passarinho, em Caxias, terá a intermediação da professora Graça Macêdo.

Estas trocas  estimularão os estudantes a gravar vídeos, compartilhar fotos de pontos turísticos das cidades. Compartilhar as várias formas de entretenimentos de cada região e também um espaço para troca de informações literárias, onde o estudante publicará produções textuais, e outros tipos de trabalhos.

Na área de literatura serão explorados os poetas caxiense Gonçalves Dias e Coelho Neto. Na área de história, Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias. A guerra da Balaiada e Raimundo Teixeira Mendes, responsável pela criação da Bandeira Nacional que também é filho de Caxias vão constar nas discussões.

Na culinária, os alunos trocarão receitas de comidas típicas de cada região  e serão provocados a realizar em suas casas algumas dessas receitas e no painel final estarão compartilhando os resultados.

Rádios e jornais de cada cidade serão acessados durante algumas aulas, oportunizando aos alunos trabalharem com alguns gêneros textuais e  explorando também a presença de  variedades linguísticas.

Alguns poemas produzidos pelos alunos serão disponibilizados nos pontos de ônibus dos dois municípios. O projeto Poesia no Ponto será responsável em adaptar  varais em pontos de ônibus  com pregadores de roupas. Os poemas serão presos na corda, ficando  soltos para  contemplação dos usuários. O colégio de Caxias receberá todas as dicas sobre esse projeto e poemas daqui estarão enriquecendo pontos de lá e vice e versa.

Em cada turma haverá alguém responsável para fotografar  as boas iniciativas para postagem no grupo.

Outros poemas serão escolhidos para serem lidos  por alunos em rádios nas duas cidades conectadas, sempre ressaltando que são resultados do Intercâmbio Virtual promovido pela EEB Feliciano Pires. Aos jornais, os alunos serão provocados a enviarem algumas mensagens que poderão ser publicadas na coluna: Carta dos Leitores.

Por ser um projeto piloto, os organizadores esperam que  durante o mesmo, outras ideias sejam incorporadas  provocando o amadurecimento. O grupo será administrado pelos dois professores de Língua Portuguesa e Literatura  do segundo ano – ensino médio – e um estudante de cada município.

Serão vedadas quaisquer postagens que não cumpram os propósitos educacionais do projeto. E, no final do trimestre,  os estudantes irão apresentar um  painel sobre tudo o que conseguiram compartilhar nessa primeira etapa de intercâmbio.
Fonte: http://portalsinalverde.com/

Categoria: Sem categoria

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.