Diante do jogo político que se aproxima, já é possível fazer uma visualização do que poderá ocorrer em Caxias nas eleições de 2018. A princesa do sertão possui um eleitorado acima de cem mil eleitores, o que possibilita o município fazer 3 deputados estaduais, isso porque os eleitores estão bem divididos, o que nos credencia a arriscamos esses prognósticos. Vejamos algumas das hipóteses que podem ocorrer.
As máquinas a serviço
Cleide Coutinho
A pré-candidata a deputada estadual, Cleide Coutinho, é uma das mais fortes concorrentes do leste maranhense. O grupo Coutinho tem um legado eleitoral de mais de 30 mil votos em Caxias, mesmo com a morte do seu maior expoente político: o ex-presidente da assembleia legislativa do Maranhão Humberto Coutinho. Esse eleitorado pode ser direcionado com facilidade para sua esposa, Cleide Coutinho. As células políticas plantadas por Humberto Coutinho ao longo de mais de 30 anos ainda possuem suas ramificações por vários municípios do Maranhão, o que facilita um apoio ao sucessor político do ex-deputado.
A máquina governamental
Além do Kamikazes espalhados por todo o estado, Cleide Coutinho pode contar ainda com dois redutos certo de votos: Matões e Tuntum, além de serem redutos manuseados com maestria por Rubens Pereira e Dr. Tema (atual presidente da Famem).
Foto: Parte superior Cleomar Tema outra foto Rubens Pereira
Flávio Dino e Tema
Cleide Coutinho pode ainda contar com o apoio direto tanto do governador Flávio Dino (amigo da família), quanto do Presidente da Famem Dr. Tema. Tema pode usar sua força além das fronteiras do município de Tuntum.
Máquina II
Adelmo Soares
Adelmo Soares Secretário de Estado de Agricultura Familiar, outro nome de peso na política estadual, pode surpreender muita gente. Mesmo que ele não logre muito sucesso em Caxias (em termos eleitorais retirando dessa fatia uma votação entre 4 a 5 mil votos), Adelmo Soares possui um leque eleitoral muito abrangente no Estado, conquistado devido ao seu trabalho junto à Secretaria de Agricultura do Estado. Se Adelmo Soares ultrapassar a cifra eleitoral de 30 mil votos pelo Estado, terá um assento garantido na Assembleia, visto que seu partido PCdoB é o detentor alforje financeiro.
Máquina III
Zé Gentil e Catulé Jr
Outro nome que pode surpreender em 2018 pode vir de dentro do Palácio da cidade. Dois nomes são cogitados para disputa: Catulé Jr (aliado do prefeito Fábio Gentil desde os primeiros momentos) e Zé Gentil (Pai do atual prefeito Fábio Gentil). Há quem diga que Zé Gentil tem uma musculatura eleitoral mais coesa, vale lembrar que Zé Gentil já teve o privilégio de sentar na cadeira do legislativo quando era deputado. Além disso, ele pode contar com ajuda de amigos potencialmente fortes pelo Estado, ainda tendo de quebra a simpatia à sua candidatura, o ex-deputado Paulo Marinho, que ainda possui um plantel eleitoral considerável no município de Caxias, e do ex-presidente José Sarney, são amigos de longa data, amizade essa que pode lhes reder bons frutos. Somando-se a tudo isso, tem Fábio Gentil que pode usar sua “popularidade” a favor de seu genitor. Vamos aguardar o desenrolar dessa história…
2 Respostas