Repasse Informativo | Marcos Monteiro - Repasse Informativo Caxas-MA, O Blog do Marcos Monteiro.

CAXIAS EM DETALHES: RESUMO DA SEMANA

Mercado Central Conectado

 

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e comida

O final de semana do prefeito Fábio Gentil foi agitado, a começar pela manhã de sexta-feira, (07/07) onde o prefeito foi para o mercado central para a inauguração do Sistema de Wi-Fi Livre (Internet Gratuita) em todo o Mercado Central de Caxias. O prefeito Fábio Gentil, compareceu ao local com toda sua equipe de governo acompanhado e do senador Roberto Rocha, que ao chegarem ao local deliciaram um café da manhã e testaram o serviço de Wi-Fi, gratuito.

A imagem pode conter: 8 pessoas, multidão

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, listras, área interna e close-up

A Ideia

Essa ação foi promovida pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca. O sistema já vinha sendo testado, há 20 dias, e segundo os comerciantes e clientes que frequentam o mercado, relatam da boa qualidade de sinal, advinda de 06 roteadores instalados, e acreditam que pode ser um atrativo a mais para a clientela, afinal o mundo hoje é interativo. Segundo informações do site da prefeitura: “O Mercado Central conta atualmente com 602 boxes e mais de 500 famílias” O prefeito Fábio Gentil garantiu que as próximas ações a serem desenvolvidas no mercado será a construção de escadas para a Praça de Alimentação e a colocação de ventiladores em todo a área interna para melhorar a climatização do local. O Senador Roberto Rocha, disse que ter internet em um ambiente público é democrático, revolucionário, pois é uma janela para o mundo, mas também relatou um dado negativo, em que o Maranhão ainda é um dos estado com menor inclusão digital, e parabenizou a cidade por tal feito e que o prefeito tem se mostrado inovador, finaliza o senador.

A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e mesa

Seminário temático sobre revitalização

 

Promovido pelo Instituto Cidade Solidária e gabinete do senador Roberto Rocha, com co-realização do Movimento Ensinando e Aprendendo (MEA), o evento reuniu políticos, empresários, gestores, ambientalistas, estudantes, entidades, órgãos públicos e privados, dentre outros profissionais de diversas áreas.

A mesa de abertura foi formada pelas seguintes autoridades: senador Roberto Rocha; presidente do Instituto Cidade Solidária, Marcelo Caio; presidente do PRTB, Márcio Coutinho; a gerente de filial da Caixa Econômica Federal Regina Celia; diretor de revitalização da Codevasf, Inaldo Guerra; presidente da Câmara Municipal de Caxias, o vereador Catulé; prefeito de Caxias, Fábio Gentil; vice-prefeito Paulo Marinho Júnior, prefeito de Aldeias Altas, Zé Reis; tenente Sony, do 2º Batalhão de Engenharia de Construção do Exército Brasileiro, e; coordenador do Comitê de Bacia do Itapecuru, Carlos Benedito Maciel.

O presidente da Câmara de Caxias elogiou a iniciativa do seminário e destacou o posicionamento do senador Roberto Rocha na resolução dos problemas dos rios. “Espero que esse encontro, essas discussões, com o senador que nasceu da barriga da política, que viu o seu pai assumir nos cargos mais importantes desse estado e da nação, e também seguindo esse espaço do grande Luís Rocha, dará uma resposta positiva à nossa cidade de Caxias e todo o estado do Maranhão”, disse Catulé. No ato, o vereador foi presentado com duas obras editoriais idealizadas pelo gabinete do senador.

Segundo o prefeito Fábio Gentil, “Caxias é a cidade com a maior calha do Rio Itapecuru. Um rio que no passado se utilizava para o comércio, que foi fruto de tantas coisas boas para o município. Onde se percebe que, se não forem tomadas atitudes imediatas, a sua vida se encurtará. E a presença da comitiva do Roberto Rocha na cidade mostra a importância que o rio tem. Mas, não adianta somente a participação política, se o povo não estiver discutindo também os problemas e soluções”.

O gestor municipal recebeu das mãos do senador uma placa alusiva ao projeto “Adote uma Nascente”. Com isso, Roberto Rocha prestou uma homenagem a cidade de Caxias por ser a primeira a receber o programa, demonstrando assim sua importância e representatividade quanto a revitalização dos rios maranhenses e suas nascentes.

Na oportunidade, o senador Roberto Rocha apresentou projetos, emendas e parceira com a Codevasf para ajudar na recuperação dos rios maranhenses. “Nós maranhenses temos uma riqueza hídrica fantástica, e é necessário um esforço conjunto para salvar os nossos rios, pois depois de nós maranhenses, o que temos de mais importante, são as nossas águas”, afirmou.

 

Abraçando a Veneza

 

 

A imagem pode conter: 1 pessoa, atividades ao ar livre e natureza

No sábado 08/07 pela manhã, dezenas de pessoas compareceram para prestigiar e apoiar, obras de revitalização e melhorias do balneário Veneza, com trilhas, passeio as fontes de água mineral, e um gostoso banho nas águas medicinais da famosa Veneza, sem falarmos da belíssima paisagem que encanta os turistas que visitam o local.

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre

O prefeito Fábio Gentil, acompanhado de seu secretariado, juntamente com a população, e com a presença de escolas foram prestigiar o evento e abraçar gentilmente nosso Balneário Veneza. Dentre tantas personalidades estavam as secretarias, profª Ms. Ana Célia Damasceno, gestora da Semect, e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Letícia Mabel Pinheiro da Silva, que estava acompanhada do prefeito, e assim foram recepcionados de forma calorosa pelo responsável pelo balneário, o senhor Antonione Santos Torneirinho.

Outros ilustres presente foram o secretário de cultura Arthur Quirino, o senhor José Claudio, responsável pela pasta da limpeza pública, o secretário de infraestrutura Murilo Novaes, o secretário do trabalho, senhor Fause Simão, e Renato Menezes, e o assessor de comunicação, Augusto Neto e também o ilustríssimo Secretario Municipal de Finanças, Planejamento e Administração, Talmir Rosa Neto.

O evento contou com orquestra sinfônica da escola Marly Sarney, com belíssimas apresentações musicais, dentre outras coisas. Após essa bela comemoração todos foram se deliciar cada um ao seu modo. Hoje Caxias, ganhou um espaço que foi recuperado de forma muito criteriosa, com mais segurança, tranquilidade e beleza.

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas, criança e atividades ao ar livre

Com informações informações do Portal Noca e da SEMECT

 

Categoria: Sem categoria