Ouvimos especialistas que opinaram sobre os reais benefícios da ingestão desta mistura
Quem está na luta contra a balança ouve e lê de tudo. As dicas estão espalhadas em sites, revistas e sempre tem aquele parente que adora “ajudar”. Mas será que essas dicas realmente, principalmente aquelas que pipocam nas redes sociais, funcionam? Será que beber água com limão em jejum acelera o processo de emagrecimento? É todo mundo que pode fazer a ingestão da mistura? Quais são os reais benefícios desta bebida?
O nutrólogo Roger Bongestab afirma que beber água com limão não ajuda a emagrecer. “Não há comprovação científica de que a ingestão da mistura auxilia na perda de peso. O que pode acontecer, nesse caso, é que a pessoa ao beber a água com limão vai sentir um pouco de saciedade e vai comer menos no café da manhã”, esclarece.
Mas a água com limão tem seus benefícios sim. O nutricionista esportivo Thierry Lemos explica que o limão, por apresentar um pH muito ácido, é capaz de estimular a secreção pancreática e biliar, logo, essas secreções, por serem alcalinas, ricas em enzimas e agentes de saponificação, tornam o processo de digestão muito mais eficiente. Ele lembra ainda que o uso desse método não é indicado para pessoas que apresentam sensibilidade a cítricos.
A gastroenterologista Bruna Fereguetti lembra ainda que as frutas cítricas são ricas em vitamina C. “O limão também é um excelente antioxidante, extremamente importante no combate aos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e algumas doenças como o câncer. Também atua no melhor desempenho do sistema imunológico e ajuda na absorção do ferro”, conclui.
ÁGUA COM LIMÃO EM JEJUM É RECOMENDADO?
Pacientes com sensibilidade a cítricos, como aqueles que têm gastrite devem ter cuidado. Segundo a gastroenterologista, a ingestão do limão, principalmente em excesso, pode causar dor de cabeça, fadiga, náuseas e até diarreia.
A gastroenterologista Bruna Fereguetti afirma que as frutas cítricas podem piorar os sintomas da gastrite e relaxar o anel muscular que fica entre o esôfago e o estômago (Esfincter esofágico inferior), permitindo assim, que ocorra o refluxo gastroesofágico. Por isso o consumo deve ser evitado pelos pacientes que têm gastrite.
MITO OU VERDADE?
– Água com limão emagrece
Mito! Não há comprovação científica de que a mistura auxilia no processo de emagrecimento
– Água com alho reduz pressão
Verdade! Há uma comprovação de que o alho ajuda a regular os níveis de pressão arterial
– Água com berinjela reduz colesterol
Mito! Não tem comprovação científica de que a mistura auxilia na redução do colesterol
Fonte: nutrólogo Roger Bongestab